> Centro de Neurociências
Centro de Neurociências
As neurociências integram um grupo de especialidades e profissionais, de forma a dar resposta a patologias do sistema nervoso central e periférico.
Atuam neste centro áreas como a Neurologia, Neurofisiologia,
Neurocirurgia e Neuropsicologia.
Áreas de Intervenção:
- Doença vascular cerebral
- Cefaleias
- Epilepsia
- Doença de Parkinson
- Doença de Alzheimer
- Tumores cerebrais
- Aneurismas cerebrais
- Alterações da coluna vertebral
Médicos:
Drª. Ana Paula Santos
Áreas de interesse:
Medicina do Sono
Epilepsia
Formação académica:
2020 – Competência em Medicina do Sono (Ordem dos Médicos).
2007-2009 – Ciclo de Estudos Especiais de Neurofisiologia Clínica, Centro Hospitalar e Universitário do Porto.
1986-1992 – Licenciatura em Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.
Drª. Joana Lopes
Áreas de interesse:
Neurologia geral; Cefaleias; Parkinson; Demências; Doenças do movimento
Formação Académica:
2021 – Técnicas de tratamento de enxaqueca e outras cefaleias primárias – Unidad de Cefaleas do Hospital Clínico San Carlos Madrid, Espanha
2014 – Mestrado Integrado em Medicina (MIM) – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) Coimbra, Portugal
Dr. João Durães
Drª. Eliana Almeida
Áreas de interesse:
Psicologia clínica adulto e criança; Psicologia do sono.
Formação Académica:
2022 – Formação Sono no bebe
2021 – Curso Formação de Formadores – Comunilog
2021 – Especialização Avançada em avaliação e reabilitação neuropsicológica da infância à idade adulta – Instituto Criap
2018 – Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde – Universidade Fernando Pessoa
2015 – Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde – Universidade Fernando Pessoa
2014 – Pós-Graduação em Mediação de conflitos: Julgados de paz – Universidade Fernando Pessoa
2012 – Licenciatura em Criminologia – Universidade Fernando Pessoa
Drª Sara Marques
Áreas de interesse:
Psicologia clínica e da saúde;
Formação académica:
2017 – Mestrado Integrado em Psicologia Clínica (Subárea Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde), pela Universidade de Coimbra.
2020 – Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), pela Futurainbow (2020).
Dr Alberto Leal
Exames
Eletroencefalograma rotina com provas de ativação hiperventilação (HPP) e Estimulação Luminosa intermitente (ELI)
O Eletroencefalograma é um exame indolor, realizado durante o dia, com o paciente vígil, de forma a registar e analisar a atividade cerebral espontânea, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo. Além dos parâmetros neurológicos, são também avaliados parâmetros cardíacos. Durante o exame são realizadas provas de ativação como a hiperventilação e a estimulação luminosa intermitente, de forma a detetar alterações da atividade cerebral provocadas por estas provas.
Eletroencefalograma prolongado de 2 horas a 24 horas em laboratório com áudio e vídeo.
A Monitorização Vídeo-EEG é um exame indolor, que têm como objetivo o registo da atividade cerebral espontânea, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo, durante um período de tempo que pode ser de 2 horas, até 24 horas. Além do registo da atividade elétrica cerebral, será também registado, através de áudio e vídeo, todos os movimentos e comportamentos do cliente.
Eletroencefalograma neonatal e pediátrico
O eletroencefalograma consiste no registo, mapeamento e análise da atividade bioelétrica do cérebro. É um registo indolor e não invasivo, que permite detetar várias alterações do funcionamento cerebral, com a pessoa acordada ou a dormir, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo.
Eletroencefalograma com prova de sono
O Eletroencefalograma com prova de sono é um exame indolor, realizado durante o dia, com o paciente vígil e a dormir, de forma a registar e analisar a atividade cerebral espontânea, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo. Além dos parâmetros neurológicos, são avaliados outros, como cardíacos, musculares, movimentos oculares, entre outros se justificável clinicamente. Durante o exame são realizadas provas de ativação como a hiperventilação, a estimulação luminosa intermitente, e/ou outras se clinicamente justificáveis, de forma a detetar alterações da atividade cerebral provocadas por estas provas.
Durante o exame é dada a possibilidade de o Paciente adormecer de forma espontânea, com o objetivo de avaliar potenciais alterações da atividade cerebral durante o sono
Eletroencefalograma Poligráfico
Este registo é um complemento do Eletroencefalograma Rotina ou Poligráfico. Além da análise visual e computorizada do registo, é realizada uma análise espectral do sinal cerebral e realizado o mapeamento de frequências e voltagens, permitindo através de imagens, cores e números a visualização 2D da atividade cerebral.
Cartografia do EEG
Este registo é um complemento do Eletroencefalograma Rotina ou Poligráfico. Além da análise visual e computorizada do registo, é realizada uma análise espectral do sinal cerebral e realizado o mapeamento de frequências e voltagens, permitindo através de imagens, cores e números a visualização 2D da atividade cerebral.
Eletroencefalograma 24 horas em ambulatório
O Eletroencefalograma 24 horas em ambulatório é um exame indolor, que têm como objetivo o registo da atividade cerebral espontânea, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo, durante um período de 24 horas. Para a realização deste exame, levará consigo um pequeno aparelho que será colocado no clínica e retirado 24 horas depois, no mesmo local.