> Centro Medicina do Sono
Centro Medicina do Sono
A Medicina do sono é uma subespecialidade da medicina e interdisciplinar, sendo fundamental para o correto diagnóstico das mais de 100 patologias de sono.
Implica, além de uma vasta experiência e formação teórica e prática, o domínio de técnicas laboratoriais complexas.
Sendo uma área com especificidades próprias, foi criada na Ordem dos Médicos a competência médica, com critérios curriculares bem definidos para o exercício de Medicina do Sono.
Além da competência na ordem dos Médicos, a certificação europeia em medicina do sono, pela European Sleep Research Society é fundamental para a certificação de todos os profissionais que exercem esta especialidade.
A obtenção do grau de Somnologista é conseguido através da apresentação de uma candidatura, sendo esta avaliada por um painel de especialistas tendo em conta toda a formação curricular, experiência profissional e carta de recomendação de um especialista em Medicina do Sono.
Após a aceitação da candidatura, o título só é concedido após a realização de rigorosos testes teóricos e práticos, onde são colocados à prova todos os conhecimentos na área do sono.
Médicos:
Drª Ana Paula Santos
Áreas de interesse:
Medicina do Sono
Somnologista
Epilepsia
Formação académica:
2020 – Competência em Medicina do Sono (Ordem dos Médicos).
2007-2009 – Ciclo de Estudos Especiais de Neurofisiologia Clínica, Centro Hospitalar e Universitário do Porto.
1986-1992 – Licenciatura em Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.
Dr Tiago Corujo
Áreas de interesse:
Medicina do sono;
Somnologista
Eletroencefalografia;
Neurofisiologia
Formação académica:
2020 – Pós-Graduação em Eletroencefalografia – Escola Superior Tecnologia da Saúde Coimbra
2016 – Certificação europeia em Medicina do sono – European Sleep Research Society
2010 – Pós-Graduação em Medicina do Sono – Faculdade de Medicina de Lisboa
2009 – Licenciatura em Neurofisiologia – Escola Superior de Saúde Vale do Ave CESPU
Drª Eliana Almeida
Áreas de interesse:
Psicologia clínica adulto e criança;
Psicologia do sono;
Violência no namoro/domestica;
Gravidez e pós parto.
Formação académica:
2022 – Formação Sono no bebe
2021 – Curso Formação de Formadores – Comunilog
2021 – Especialização Avançada em avaliação e reabilitação neuropsicológica da infância à idade adulta – Instituto Criap
2018 – Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde – Universidade Fernando Pessoa
2015 – Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde – Universidade Fernando Pessoa
2014 – Pós-Graduação em Mediação de conflitos: Julgados de paz – Universidade Fernando Pessoa
2012 – Licenciatura em Criminologia – Universidade Fernando Pessoa
Drª Ariana Barros
Áreas de interesse:
Neurologia
Medicina do Sono
Áreas Atividade
Desde 2020 -Assistente Hospitalar de Neurologia no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
2017-2020 – Laboratório de EEG/Sono, Consultas de Neurologia Geral, Patologias do Sono, e Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
2018 – Estágio em Doenças do Sono no Hospital Universitário Pitié-Salpêtrière, Paris
2015-2019 – Internato de Formação Especializada em Neurologia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
2014-2015 – Internato Médico de Ano Comum, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
Formação académica:
2020 – Competência em Medicina do Sono, Ordem dos Médicos
2020 – Especialista em Neurologia, Ordem dos Médicos
2019 – Título Europeu de Somnologist – Especialista em Medicina do Sono, European Sleep Research Society
2007-2013 – Mestrado Integrado em Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto
Drª Carina Sousa
Áreas de interesse:
Psicologia do sono.
Formação académica:
2021 – Pós-Graduação em Psicologia do Sono pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa)
2018 – Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Áreas de Intervenção do Centro Medicina do Sono:
- Insónia;
- Síndrome Apneia do Sono;
- Roncopatia
- Síndrome das pernas inquietas;
- Movimentos periódicos do sono (comportamentos anormais durante o sono)
- Sonambulismo;
- Jet-lag;
- Alterações do ritmo circadiano, tais como atraso de fase ou avanço de fase (Exemp. Trabalhadores por turnos)
O sono tem uma importância vital da saúde, tendo como função eliminar agentes tóxicos do organismo, reparando os seus efeitos.; Consolida memórias e comportamento relevantes, eliminando os que não são importantes; Mantém o equilíbrio metabólico, emocional e psíquico; Tem a função de maturação cerebral nas crianças;
As doenças do sono são frequentemente negligenciadas pelo que se torna imperativo a consciencialização de todos.
Sabia que a Organização Mundial de Saúde considerou a sonolência diurna como pandemia?
Exames no
Centro Medicina do Sono
Registo poligráfico do Sono nível I – em laboratório
O registo Poligráfico do sono, ou polissonografia, é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos do sono. Para isso são registados parâmetros neurológicos, respiratórios, fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, movimento dos membros, roncopatia, oximetria, movimentos oculares, entre outros que possam ser necessários, consoante as queixas. A realização deste exame decorrerá na clínica.
Registo Poligráfico do Sono nível II – em ambulatório
O registo Poligráfico do sono, ou polissonografia, é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos do sono. Para isso são registados parâmetros neurológicos, respiratórios, fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, movimento dos membros, roncopatia, oximetria, movimentos oculares, entre outros que possam ser necessários, consoante as queixas. A realização deste exame decorrerá na domicílio.
Registo Poligráfico do Sono nível III – estudo cardiorrespiratório do sono
O registo cardio-respiratório é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos respiratórios e cardiacos, durante o sono. Para isso são registados parâmetros como o fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, roncopatia e oximetria. A realização deste exame decorrerá no domicilio.
Teste latências Múltiplas do Sono
O Teste de Latências Múltiplas do Sono (TLMS), é um exame indolor que têm como objetivo avaliar a tendência da pessoa em adormecer. Para este exame será necessário preencher um diário de sono quinze dias antes do registo e realizar um registo poligráfico de sono, na noite anterior ao exame. Durante o TLMS são registados parâmetros neurológicos, cardíacos e musculares. A realização deste exame decorrerá na clínica.
Teste de manutenção da vigília
O Teste de Manutenção da Vigília (TMV), é um exame indolor que têm como objetivo avaliar a tendência da pessoa em permanecer acordada ou adormecer. Para este exame será necessário preencher um diário de sono quinze dias antes do registo e realizar um registo poligráfico de sono, na noite anterior ao exame. Durante o TMV são registados parâmetros neurológicos, cardíacos e musculares.
A realização deste exame decorrerá na clínica.
Actigrafia
A actigrafia é um exame indolor, que tem como objetivo detetar o padrão de vigília e sono durante um período de tempo (quinze dias a dois meses). Para isto é colocado um dispositivo no pulso que avalia vários parâmetros, como o movimento, temperatura corporal, luz ambiente e artificial. Este exame é utilizado principalmente para auxiliar no diagnóstico de insónia e distúrbios de ritmo circadiano (Jet lag, Trabalhos por turnos, etc.).
Avaliações de ventilação (CPAP)
Esta avaliação é adicional à Polissonografia tipo 1. Tem como objetivo o controlo das pressões ventilatórias do CPAP, enquanto se realiza a polissonografia. Tem como vantagem a identificação das paragens respiratórias realizadas pelo paciente e o adequado ajuste das pressões de forma a elimina-las, identificando assim a pressão necessária para cada Paciente.
Análises Clínicas: - Curvatura da Melatonina
DOSEAMENTO DE MELATONINA
O que é?
A melatonina é uma das hormonas produzidas durante o sono, tendo como principal função a regulação do ciclo vigília/sono. O seu doseamento permite identificar a produção real de melatonina, pelo organismo e verificar qual a hora do seu pico máximo.
Quem deve fazer?
Este exame é indicado para as pessoas com distúrbios do ritmo circadianos (quem adormece muito tarde ou muito cedo), os trabalhadores por turnos e as crianças com doenças cromossomáticas, do desenvolvimento ou com défices de crescimento.
Como é feito?
São realizadas várias recolhas salivares para tubos específicos, durante horas especificas da noite. São procedimentos específicos, simples, mas que requerem formação para a sua realização.
Tratamentos
Terapia cognitivo comportamental da Insónia
Esta abordagem visa a correção de atitudes e comportamentos errados em relação ao sono. Através de terapia individual, são aplicadas estratégias não farmacológicas que visam diminuir a ansiedade que possa estar a perturbar o sono, seja no seu início, ou na sua continuidade.
Terapia ventilatória
Esta abordagem visa dotar os Pacientes que necessitem de ventilação assistida durante o sono (CPAP) de estratégias para uma fácil e correta adaptação. Este ensino é realizado por técnicos e psicológicos, especializados em Medicina do Sono, com o objetivo de facilitar a adaptação e a utilização dos dispositivos de ventilação
Midfullness do sono
Esta terapia tem como objetivo a diminuição do stress, ansiedade e medo de dormir. É realizada individualmente e tem um papel fundamental na prevenção da insónia.
Terapia posicional
Esta terapia é aplicada a doentes com distúrbios do sono posicionais, ou seja, que ocorrem apenas em decúbito dorsal (barriga para cima) durante a noite. Para isso é utilizado um pequeno dispositivo que deteta a posição corporal, vibrando de forma algorítmica levando à alteração de posição sem proporcionar acordar.
É aplicada a pacientes com critérios específicos, tendo realizado estudo poligráfico do sono.
Esta terapia requer prescrição médica de especialista em Medicina do sono.
Sono Pediátrico
O Que é o Sono Pediátrico? O sono pediátrico refere-se às necessidades de descanso e sono das crianças, que variam de acordo com a idade e o desenvolvimento. Desde os primeiros dias de vida até a adolescência, o sono desempenha um papel crucial no crescimento físico e...
Consulta do sono coimbra
Fazer Consulta do sono Coimbra Um sono reparador é fundamental para a nossa saúde e bem-estar. Ele permite que o corpo se regenere, fortaleça o sistema imunitário e mantenha o equilíbrio emocional. No entanto, muitas pessoas em Portugal enfrentam dificuldades para...
Sonolência Diurna
Sonolência Diurna A sonolência diurna excessiva é um problema cada vez mais comum em Portugal e no mundo. Caracterizada pela dificuldade em se manter alerta e acordado durante o dia, essa condição pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e no desempenho...
Problemas de Sono
Problemas de sono - o que são e como tratar? Os problemas de sono, também conhecidos como distúrbios do sono, são condições que afetam a qualidade, a quantidade ou o ritmo do sono. Podem ser causados por diversos factores, como stress, ansiedade, depressão, doenças...
Estudo do Sono em Aveiro
Faça o seu estudo de sono em aveiro, esta é uma ferramenta importante para o diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono. Através do estudo do sono, os médicos podem identificar a causa dos distúrbios do sono e recomendar o tratamento adequado, o que pode melhorar...
Parar de ressonar
Como Parar de Ressonar: Soluções e Tratamentos na Clínica Neuromente Ressonar é um problema comum que pode afetar a qualidade do sono tanto de quem ressona quanto de quem partilha a mesma cama ou quarto. Este problema pode ter várias causas e, em alguns casos, pode...
Bruxismo
O bruxismo é uma condição comum que afeta muitas pessoas, mas pode passar despercebida ou ser subestimada.Na Clínica Neuromente, especializada em saúde do sono, entendemos a importância de tratar o bruxismo de forma eficaz, uma vez que pode afetar significativamente a...
sindrome das pernas inquietas
O que é Sindrome das pernas inquietas?A síndrome das pernas inquietas é uma condição neurológica que causa uma sensação desagradável nas pernas, com uma vontade irresistível de movê-las. Esta sensação pode ser descrita como formigueiro, fisgadas, ou uma sensação de...
Problemas de sono das crianças
Síndrome das pernas inquietasOs disturbios do sono nas crianças, são muito comuns, embora algumas destas patologias podem desaparecer à medida que a criança cresce e se desenvolve. Por outro lado, se os problemas persistirem, podem ser um sinal de distúrbio do sono....
Clínica do Sono
Clinica do SonoNuma clinica do sono encontrará especialistas especializados no diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados com o sono. Neste tipo de clínicas do sono avaliamos e abordamos uma variedade de problemas que afetam a qualidade do sono dos pacientes...
Pedido de Marcação