problemas de sono das crianças

Os problemas de sono das crianças, são muito comuns, embora algumas destas patologias podem desaparecer à medida que a criança cresce e se desenvolve. Por outro lado, se os problemas persistirem, podem ser um sinal de distúrbio do sono.

Pesquisas recentes sugerem que os problemas de sono nas crianças podem prever problemas do sono na idade adulta.

Será que o meu filho sofre de problemas de sono das crianças?

Estudos revelam que até 50% de todas as crianças podem ter um problema de sono, mas só uma percentagem menor destas crianças tem um diagnóstico formal de uma patologia de sono.

Os problemas de sono das crianças têm enorme impacto no crescimento e desenvolvimento das crianças, seja este a nível físico, cerebral e social. Crianças que não dormem bem ficam mais cansadas, sonolentas e irritadas durante o dia, podendo levar a fraco desempenho escolar, bem como problemas de comportamento a nível social e familiar.

Os mais comuns problemas de sono das crianças são:

  • Síndrome atraso de fase

    • Em qualquer altura poderão ocorrer episódios em que a criança tenha sono mais tarde do que a hora normal de deitar. Caso o padrão se mantenha e a criança só tenha sono pelo menos 2 horas após o horário de sono habitual, será um sinal de alerta. Este é o distúrbio mais comum na adolescência, visto que os jovens tendem a prolongar o dia pela noite, normalmente com o uso de aparelhos eletrónicos. Dormir até mais tarde e a dificuldade em acordar no horário habitual são sinais deste distúrbio.

  • Dificuldade em adormecer e manter o sono durante a noite

    • Em qualquer altura, poderão ocorrer episódios em que a criança tenha mais dificuldade em adormecer, ou manter o sono. Pode ser preocupante, caso o padrão se mantenha por várias noites, com efeitos negativos durante o dia (sonolência, irritabilidade, etc.)

  • Apneia obstrutiva do sono

    • Muitas crianças podem ressonar quando estão constipadas ou com alergias, sendo estes episódios ocasionais e transitórios. Nos casos em que o ressonar é constante e se prolonga durante várias noites, é um sinal de preocupação, visto que o ressonar é um sinal de apneia obstrutiva do sono. Pode ter como causa desvio do septo nasal, obesidade ou aumento de amígdalas e adenoides. Outros sinais de apneia do sono incluem respirar com a boca aberta, transpirar durante a noite (sudação), sono agitado e fragmentado. Em certos casos, pode-se observar períodos de ressonar seguidos de pausas respiratórios, por vezes silenciosas.

  • Síndrome das pernas inquietas

    • As crianças podem queixar-se de sensação de formigueiros nas pernas, incomodo e vontade de coçar quando tentam dormir. Os sintomas tendem a melhorar com caminhadas ou alongamento. Caso estes sinais sejam constantes, deve ser considerado um sinal de alerta.

  • Pesadelos

    • É normal que a criança se assuste com os sonhos e possa acordar com choro. No entanto os pesadelos podem tornar-se um problema se acontecerem todas as noites e provocarem ansiedade, angustia ou resistência/medo em ir dormir.

  • Sonambulismo

    • O sonambulismo em crianças é muito comum. Com o desenvolvimento das crianças, os episódios de sonambulismo começam a ser menos frequentes e tendem a desaparecer na adolescência. No entanto, o sonambulismo pode ser perigoso se o seu filho usar eletrodomésticos, escadas ou sair de casa. Comportamentos preventivos devem ser tomados no ambiente familiar, de forma a evitar danos físicos na criança.

  • Enurese noturna

    • Crianças com menos de 5 anos costumam urinar na cama. Caso o seu filho tenha mais de 5 anos e apresente pelo menos dois episódios em que urina na cama, por semana, é considerado um sinal de alerta para eventual enurese noturna. Algumas crianças podem urinar na cama durante períodos de sofrimento emocional. Sendo considerado um dos problemas de sono das crianças

Existem médicos especialistas em Medicina do sono Pediátrico, que ajudam a diagnosticar, tratar e prevenir estes problemas de sono das crianças, minimizando os seus efeitos negativos no desenvolvimento, saúde, humor e desempenho do seu filho. Existem também exames de sono pediátricos que podem ser realizados por profissionais certificados, ajudando desta forma no diagnóstico de distúrbios do sono.

Como posso melhorar o sono do meu filho? E evitar que sofra de problemas de sono das crianças?

O principal é desenvolver e criar regras e hábitos de sono saudáveis .
Deixamos 3 regras principais que podem ajudar o seu filho a dormir melhor.

  1. Definir uma hora de dormir regular;
  2. Criar uma rotina relaxante antes de dormir, como por exemplo tomar banho, ambiente calmo e tranquilo no quarto;
  3. Estabelecer um “recolher tecnológico”, ou seja, limitar a utilização de dispositivos eletrónicos, no mínimo 2 horas antes da hora de deitar;
Quantas horas devem as crianças dormir?

Dentro dos problemas de sono das crianças, o mais comum nas crianças é a privação de sono, ou seja, a falta de horas de sono adequadas e de qualidade. As crianças mais novas requerem mais horas de sono. Com o crescimento, as horas de sono necessárias, bem como as sestas, começam a reduzir.

A American Academy of Sleep Medicine recomenda:

  • Bebes de 4 a 12 meses: 12 a 16 horas (incluindo sestas)
  • Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas (incluindo sestas)
  • Crianças de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas (incluindo sestas)
  • Crianças de 6 a 12 anos: 9 a 12 horas
  • Adolescentes de 13 a 18 anos: 8 a 10 horas
  • Crianças com um horário de sono inconsistente tem maior probabilidade de desenvolverem problemas de sono.

Um sono saudável requer uma duração adequada, boa qualidade, horas de deitar regulares e ausência de problemas de sono das crianças.

marketing aveiro
Artigos
Bruxismo

Bruxismo

O bruxismo é uma condição comum que afeta muitas pessoas, mas pode passar despercebida ou ser subestimada.Na Clínica Neuromente, especializada em saúde do sono, entendemos a importância de tratar o bruxismo de forma eficaz, uma vez que pode afetar significativamente a...

sindrome das pernas inquietas

sindrome das pernas inquietas

O que é Sindrome das pernas inquietas?A síndrome das pernas inquietas é uma condição neurológica que causa uma sensação desagradável nas pernas, com uma vontade irresistível de movê-las. Esta sensação pode ser descrita como formigueiro, fisgadas, ou uma sensação de...

Clínica do Sono

Clínica do Sono

Clinica do SonoNuma clinica do sono encontrará especialistas especializados no diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados com o sono. Neste tipo de clínicas do sono avaliamos e abordamos uma variedade de problemas que afetam a qualidade do sono dos pacientes...

Abrir
1
Olá! Podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?