O que são exames do sono?
O estudo do sono tem algumas nomenclaturas, como polissonografia ou Registo Poligráfico do Sono.
Todas estas nomenclaturas estão corretas, sendo a mais utilizada a Polissonografia.
Os exames do sono são meios complementares de diagnóstico, não invasivos, indolores, que permitem avaliar várias vertentes fisiológicas do sono.
Estas dependem das queixas de cada paciente, devendo ser realizados e interpretados por profissionais de saúde especializados em medicina do sono (Somnologista).
Que exames do sono existem?
Existem vários tipos de exames do sono, sendo que todos tem especificidades e devem ser realizados segundo regras especificas.
Polissonografia tipo 1
- Este registo é realizado em internamento/laboratório e conta sempre com a presença de um técnico especialista em sono (somnologista).
- Em termos de aquisição, este registo permite avaliar a vertente neurológica, respiratória, muscular, oximetria, posição corporal, eletrocardiograma, entre outras que sejam necessárias ao diagnóstico. Além destas vertentes fisiológicas, este registo é sempre acompanhado de vídeo e áudio, de forma a avaliar comportamentos anormais durante o sono.
Este é considerado um dos exames do sono mais indicado para avaliar qualquer patologia do sono.
Polissonografia tipo 2
- Este registo é realizado em ambulatório (em casa).
- Avalia todas as vertentes fisiológicas do sono, da mesma forma que o tipo 1.
- A diferença reside no facto de ser realizado em casa e não contar com a presença de um técnico somnologista durante o registo. Além de não haver a possibilidade de registo áudio e vídeo.
Tem como grande vantagem, ser realizado no ambiente normal do Paciente, sendo mais cómodo e causando menos ansiedade.
Polissonografia tipo 3 ou estudo cardiorrespiratório
- Este registo é realizado em ambulatório (em casa) e tem como objetivo ÚNICO detetar alterações respiratórias durante o sono.
- Contrariamente ao tipo 1 e 2 que avaliam a estrutura neurológica do sono, bem como muscular, este registo está indicado exclusivamente para a avaliação de apneia do sono e roncopatia.
- Apesar de ser um exame vocacionado para a vertente respiratória durante o sono, a informação sobre os eventos respiratórios poderá estar subvalorizada, visto que existem alguns tipos de paragens respiratórias que só podem ser avaliadas com a componente neurológica.
Está contraindicado para todas as restantes patologias do sono e segundo a American Academy Of Sleep Medicine, este exame só deve ser prescrito por profissionais especializados em medicina do sono.
Polissonografia tipo 4 ou registo oximetria
- Este registo é menos utilizado que os anteriores, visto que avaliam exclusivamente a percentagem de oxigénio durante a noite.
Actigrafia – exames do sono
- Este registo consiste na utilização durante 1 semana a 1 mês de um dispositivo médico no pulso, de forma a avaliar o padrão de sono de cada individuo. Este registo está indicado em indivíduos com insónia, jet-lag, atrasos ou avanços de fase e trabalhadores por turnos.
- Com este registo conseguimos analisar o padrão cronobiológico, bem como os ritmos de sono e os despertares noturnos.
Idealmente, no ultimo dia deste registo, os Pacientes devem realizar uma polissonografia tipo 1 ou tipo 2.
Teste de Latências Múltiplas do sono
- Este registo permite avaliar a sonolência diurna.
- É composto por 4 a 5 sestas realizadas durante o dia, com intervalos de 2 horas entre si.
- Para a realização deste exame, é obrigatória a realização de Polissonografia tipo 1 ou 2 na noite anterior ao registo.
Marque a sua consulta do sono na Neuromente. E realize os seus exames do sono
Na neuromente temos também disponíveis exames noutras especialidades.
Saiba mais sobre outros exames.
Local
Av da Força Aérea Portuguesa,
nº58, Aveiro
Horário
Seg-Sex: 8h – 20h
Sábado: 8h – 13h
Contacto
234 246 419 (custo chamada fixa nacional)
96 78 70 100 (custo chamada móvel nacional)