Exames

>  Sono

Registo poligráfico do Sono nível I – em laboratório

O registo Poligráfico do sono, ou polissonografia, é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos do sono. Para isso são registados parâmetros neurológicos, respiratórios, fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, movimento dos membros, roncopatia, oximetria, movimentos oculares, entre outros que possam ser necessários, consoante as queixas. A realização deste exame decorrerá na clínica.

Registo Poligráfico do Sono nível II – em ambulatório

O registo Poligráfico do sono, ou polissonografia, é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos do sono. Para isso são registados parâmetros neurológicos, respiratórios, fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, movimento dos membros, roncopatia, oximetria, movimentos oculares, entre outros que possam ser necessários, consoante as queixas. A realização deste exame decorrerá na domicílio.

Registo Poligráfico do Sono nível III – estudo cardiorrespiratório do sono

O registo cardio-respiratório é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos respiratórios e cardiacos, durante o sono. Para isso são registados parâmetros como o fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, roncopatia e oximetria. A realização deste exame decorrerá no domicilio.

Análises Clínicas: - Curvatura da Melatonina

DOSEAMENTO DE MELATONINA
O que é?
A melatonina é uma das hormonas produzidas durante o sono, tendo como principal função a regulação do ciclo vigília/sono. O seu doseamento permite identificar a produção real de melatonina, pelo organismo e verificar qual a hora do seu pico máximo.
Quem deve fazer?
Este exame é indicado para as pessoas com distúrbios do ritmo circadianos (quem adormece muito tarde ou muito cedo), os trabalhadores por turnos e as crianças com doenças cromossomáticas, do desenvolvimento ou com défices de crescimento.
Como é feito?
São realizadas várias recolhas salivares para tubos específicos, durante horas especificas da noite. São procedimentos específicos, simples, mas que requerem formação para a sua realização.

Teste latências Múltiplas do Sono

O Teste de Latências Múltiplas do Sono (TLMS), é um exame indolor que têm como objetivo avaliar a tendência da pessoa em adormecer. Para este exame será necessário preencher um diário de sono quinze dias antes do registo e realizar um registo poligráfico de sono, na noite anterior ao exame. Durante o TLMS são registados parâmetros neurológicos, cardíacos e musculares. A realização deste exame decorrerá na clínica.

Actigrafia

A actigrafia é um exame indolor, que tem como objetivo detetar o padrão de vigília e sono durante um período de tempo (quinze dias a dois meses). Para isto é colocado um dispositivo no pulso que avalia vários parâmetros, como o movimento, temperatura corporal, luz ambiente e artificial. Este exame é utilizado principalmente para auxiliar no diagnóstico de insónia e distúrbios de ritmo circadiano (Jet lag, Trabalhos por turnos, etc.).

Teste de manutenção da vigília

O Teste de Manutenção da Vigília (TMV), é um exame indolor que têm como objetivo avaliar a tendência da pessoa em permanecer acordada ou adormecer. Para este exame será necessário preencher um diário de sono quinze dias antes do registo e realizar um registo poligráfico de sono, na noite anterior ao exame. Durante o TMV são registados parâmetros neurológicos, cardíacos e musculares.
A realização deste exame decorrerá na clínica.

Avaliações de ventilação (CPAP)

Esta avaliação é adicional à Polissonografia tipo 1. Tem como objetivo o controlo das pressões ventilatórias do CPAP, enquanto se realiza a polissonografia. Tem como vantagem a identificação das paragens respiratórias realizadas pelo paciente e o adequado ajuste das pressões de forma a elimina-las, identificando assim a pressão necessária para cada Paciente.

>  Cardiologia

Eletrocardiograma- ECG em Repouso

O ECG, é um exame complementar de Diagnóstico, permite o registo e avaliação da atividade elétrica do coração em posição de repouso.

Holter 24 a 48 Horas

Este exame possibilita o registo prolongado da atividade elétrica do coração relacionado as possíveis alterações manifestadas com o desempenho das atividades de vida diária.
O equipamento de Holter é colocado na clínica por um técnico especializado. Este equipamento é de pequenas dimensões, possibilitando que o utente possa realizar todas as suas atividades de vida diária.

>  Neurofisiológicos

Eletroencefalograma rotina com provas de ativação hiperventilação (HPP) e Estimulação Luminosa intermitente (ELI)

O registo Poligráfico do sono, ou polissonografia, é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos do sono. Para isso são registados parâmetros neurológicos, respiratórios, fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, movimento dos membros, roncopatia, oximetria, movimentos oculares, entre outros que possam ser necessários, consoante as queixas. A realização deste exame decorrerá na clínica.

Eletroencefalograma com prova de sono

O eletroencefalograma com prova de sono consiste no registo, mapeamento e análise da atividade bioelétrica do cérebro. É um registo indolor e não invasivo, que permite detetar várias alterações do funcionamento cerebral, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo. Para captar o sono durante o exame, é necessário realizar privação de sono, na noite anterior ao exame.

Eletroencefalograma prolongado de 2 horas a 24 horas em laboratório com áudio e vídeo.

A Monitorização Vídeo-EEG é um exame indolor, que têm como objetivo o registo da atividade cerebral espontânea, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo, durante um período de tempo que pode ser de 2 horas, até 24 horas. Além do registo da atividade elétrica cerebral, será também registado, através de áudio e vídeo, todos os movimentos e comportamentos do cliente.

Eletroencefalograma Poligráfico

Este registo é um complemento do Eletroencefalograma Rotina ou Poligráfico. Além da análise visual e computorizada do registo, é realizada uma análise espectral do sinal cerebral e realizado o mapeamento de frequências e voltagens, permitindo através de imagens, cores e números a visualização 2D da atividade cerebral.

Eletroencefalograma 24 horas em ambulatório

O Eletroencefalograma 24 horas em ambulatório é um exame indolor, que têm como objetivo o registo da atividade cerebral espontânea, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo, durante um período de 24 horas. Para a realização deste exame, levará consigo um pequeno aparelho que será colocado no clínica e retirado 24 horas depois, no mesmo local.

Eletroencefalograma neonatal e pediátrico

O eletroencefalograma consiste no registo, mapeamento e análise da atividade bioelétrica do cérebro. É um registo indolor e não invasivo, que permite detetar várias alterações do funcionamento cerebral, com a pessoa acordada ou a dormir, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo.

Pedido de Marcação