> Medicina do Sono
Centro Medicina do Sono
A Medicina do sono é uma subespecialidade da medicina e interdisciplinar, sendo fundamental para o correto diagnóstico das mais de 100 patologias de sono.
Implica, além de uma vasta experiência e formação teórica e prática, o domínio de técnicas laboratoriais complexas.
Sendo uma área com especificidades próprias, foi criada na Ordem dos Médicos a competência médica, com critérios curriculares bem definidos para o exercício de Medicina do Sono.
Além da competência na ordem dos Médicos, a certificação europeia em medicina do sono, pela European Sleep Research Society é fundamental para a certificação de todos os profissionais que exercem esta especialidade.
A obtenção do grau de Somnologista é conseguido através da apresentação de uma candidatura, sendo esta avaliada por um painel de especialistas tendo em conta toda a formação curricular, experiência profissional e carta de recomendação de um especialista em Medicina do Sono.
Após a aceitação da candidatura, o título só é concedido após a realização de rigorosos testes teóricos e práticos, onde são colocados à prova todos os conhecimentos na área do sono.
Médicos
Drª Ana Paula Santos
Áreas de interesse:
Medicina do Sono
Somnologista
Epilepsia
Formação académica:
2020 – Competência em Medicina do Sono (Ordem dos Médicos).
2007-2009 – Ciclo de Estudos Especiais de Neurofisiologia Clínica, Centro Hospitalar e Universitário do Porto.
1986-1992 – Licenciatura em Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.
Dr Tiago Corujo
Áreas de interesse:
Medicina do sono;
Somnologista
Eletroencefalografia;
Neurofisiologia
Formação académica:
2020 – Pós-Graduação em Eletroencefalografia – Escola Superior Tecnologia da Saúde Coimbra
2016 – Certificação europeia em Medicina do sono – European Sleep Research Society
2010 – Pós-Graduação em Medicina do Sono – Faculdade de Medicina de Lisboa
2009 – Licenciatura em Neurofisiologia – Escola Superior de Saúde Vale do Ave CESPU
Drª Eliana Almeida
Áreas de interesse:
Psicologia clínica adulto e criança; Psicologia do sono;
Violência no namoro/domestica;
Gravidez e pós parto.
Formação académica:
2022 – Formação Sono no bebe
2021 – Curso Formação de Formadores – Comunilog
2021 – Especialização Avançada em avaliação e reabilitação neuropsicológica da infância à idade adulta – Instituto Criap
2018 – Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde – Universidade Fernando Pessoa
2015 – Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde – Universidade Fernando Pessoa
2014 – Pós-Graduação em Mediação de conflitos: Julgados de paz – Universidade Fernando Pessoa
2012 – Licenciatura em Criminologia – Universidade Fernando Pessoa
Drª Ariana Barros
Áreas de interesse:
Neurologia
Medicina do Sono
Áreas Atividade
Desde 2020 -Assistente Hospitalar de Neurologia no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
2017-2020 – Laboratório de EEG/Sono, Consultas de Neurologia Geral, Patologias do Sono, e Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
2018 – Estágio em Doenças do Sono no Hospital Universitário Pitié-Salpêtrière, Paris
2015-2019 – Internato de Formação Especializada em Neurologia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
2014-2015 – Internato Médico de Ano Comum, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
Formação académica:
2020 – Competência em Medicina do Sono, Ordem dos Médicos
2020 – Especialista em Neurologia, Ordem dos Médicos
2019 – Título Europeu de Somnologist – Especialista em Medicina do Sono, European Sleep Research Society
2007-2013 – Mestrado Integrado em Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto
Drª Carina Sousa
Áreas de interesse:
Psicologia do sono.
Formação académica:
2021 – Pós-Graduação em Psicologia do Sono pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa)
2018 – Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Áreas de Intervenção:
-
Insónia;
-
Síndrome Apneia do Sono;
-
Roncopatia
-
Síndrome das pernas inquietas;
-
Movimentos periódicos do sono (comportamentos anormais durante o sono)
-
Sonambulismo;
-
Jet-lag;
-
Alterações do ritmo circadiano, tais como atraso de fase ou avanço de fase (Exemp. Trabalhadores por turnos)
O sono tem uma importância vital da saúde, tendo como função eliminar agentes tóxicos do organismo, reparando os seus efeitos.; Consolida memórias e comportamento relevantes, eliminando os que não são importantes; Mantém o equilíbrio metabólico, emocional e psíquico; Tem a função de maturação cerebral nas crianças;
As doenças do sono são frequentemente negligenciadas pelo que se torna imperativo a consciencialização de todos.
Exames
Registo poligráfico do Sono nível I – em laboratório
O registo Poligráfico do sono, ou polissonografia, é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos do sono. Para isso são registados parâmetros neurológicos, respiratórios, fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, movimento dos membros, roncopatia, oximetria, movimentos oculares, entre outros que possam ser necessários, consoante as queixas. A realização deste exame decorrerá na clínica.
Registo Poligráfico do Sono nível II – em ambulatório
O registo Poligráfico do sono, ou polissonografia, é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos do sono. Para isso são registados parâmetros neurológicos, respiratórios, fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, movimento dos membros, roncopatia, oximetria, movimentos oculares, entre outros que possam ser necessários, consoante as queixas. A realização deste exame decorrerá na domicílio.
Registo Poligráfico do Sono nível III – estudo cardiorrespiratório do sono
O registo cardio-respiratório é um exame indolor, que têm como objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos respiratórios e cardiacos, durante o sono. Para isso são registados parâmetros como o fluxo e esforço respiratórios, cardíacos, posição corporal, roncopatia e oximetria. A realização deste exame decorrerá no domicilio.
Teste latências Múltiplas do Sono
O Teste de Latências Múltiplas do Sono (TLMS), é um exame indolor que têm como objetivo avaliar a tendência da pessoa em adormecer. Para este exame será necessário preencher um diário de sono quinze dias antes do registo e realizar um registo poligráfico de sono, na noite anterior ao exame. Durante o TLMS são registados parâmetros neurológicos, cardíacos e musculares. A realização deste exame decorrerá na clínica.
Teste de manutenção da vigília
O Teste de Manutenção da Vigília (TMV), é um exame indolor que têm como objetivo avaliar a tendência da pessoa em permanecer acordada ou adormecer. Para este exame será necessário preencher um diário de sono quinze dias antes do registo e realizar um registo poligráfico de sono, na noite anterior ao exame. Durante o TMV são registados parâmetros neurológicos, cardíacos e musculares.
A realização deste exame decorrerá na clínica.
Actigrafia
A actigrafia é um exame indolor, que tem como objetivo detetar o padrão de vigília e sono durante um período de tempo (quinze dias a dois meses). Para isto é colocado um dispositivo no pulso que avalia vários parâmetros, como o movimento, temperatura corporal, luz ambiente e artificial. Este exame é utilizado principalmente para auxiliar no diagnóstico de insónia e distúrbios de ritmo circadiano (Jet lag, Trabalhos por turnos, etc.).
Avaliações de ventilação (CPAP)
Esta avaliação é adicional à Polissonografia tipo 1. Tem como objetivo o controlo das pressões ventilatórias do CPAP, enquanto se realiza a polissonografia. Tem como vantagem a identificação das paragens respiratórias realizadas pelo paciente e o adequado ajuste das pressões de forma a elimina-las, identificando assim a pressão necessária para cada Paciente.
Análises Clínicas: - Curvatura da Melatonina
DOSEAMENTO DE MELATONINA
O que é?
A melatonina é uma das hormonas produzidas durante o sono, tendo como principal função a regulação do ciclo vigília/sono. O seu doseamento permite identificar a produção real de melatonina, pelo organismo e verificar qual a hora do seu pico máximo.
Quem deve fazer?
Este exame é indicado para as pessoas com distúrbios do ritmo circadianos (quem adormece muito tarde ou muito cedo), os trabalhadores por turnos e as crianças com doenças cromossomáticas, do desenvolvimento ou com défices de crescimento.
Como é feito?
São realizadas várias recolhas salivares para tubos específicos, durante horas especificas da noite. São procedimentos específicos, simples, mas que requerem formação para a sua realização.
Tratamentos
Terapia cognitivo comportamental da Insónia
Esta abordagem visa a correção de atitudes e comportamentos errados em relação ao sono. Através de terapia individual, são aplicadas estratégias não farmacológicas que visam diminuir a ansiedade que possa estar a perturbar o sono, seja no seu início, ou na sua continuidade.
Terapia ventilatória
Esta abordagem visa dotar os Pacientes que necessitem de ventilação assistida durante o sono (CPAP) de estratégias para uma fácil e correta adaptação. Este ensino é realizado por técnicos e psicológicos, especializados em Medicina do Sono, com o objetivo de facilitar a adaptação e a utilização dos dispositivos de ventilação
Midfullness do sono
Esta terapia tem como objetivo a diminuição do stress, ansiedade e medo de dormir. É realizada individualmente e tem um papel fundamental na prevenção da insónia.
Terapia posicional
Esta terapia é aplicada a doentes com distúrbios do sono posicionais, ou seja, que ocorrem apenas em decúbito dorsal (barriga para cima) durante a noite. Para isso é utilizado um pequeno dispositivo que deteta a posição corporal, vibrando de forma algorítmica levando à alteração de posição sem proporcionar acordar.
É aplicada a pacientes com critérios específicos, tendo realizado estudo poligráfico do sono.
Esta terapia requer prescrição médica de especialista em Medicina do sono.
Pedido de Marcação