Siesta é uma palavra espanhola para uma sesta diária, geralmente tirada após o almoço .
Outrora, o dia de trabalho espanhol era dividido por uma pausa de duas horas para almoço e descanso, então nesse tempo havia espaço para uma sesta. Hoje, a maioria das pessoas que vivem em Espanha já não tem tempo para uma sesta.
Neste artigo iremos analisar os benefícios que as sestas podem trazer.
Caso sejam breves podem ser revigorantes e reduzir a fadiga durante o dia.
Após uma noite de sono insuficiente, uma pequena pausa para dormir pode neutralizar a sonolência diurna.
Segundo o Centro Americano de informações sobre a Biotecnologia afirma que uma pequena sesta durante o dia aumenta o desempenho no local de trabalho.
Pois irá auxiliar nas funções cógnitivas como a memoria, raciocíonio lógico e capacidade de concluir tarefas mais complexas.
Por exemplo os atletas que têm esse cuidado diário possuem mas resistência, tempos de reação e desempenho cognitivo mais apurado durante o dia.
E até o nosso coração agradece. Pois basta este hábito uma ou duas vezes por semana para reduzir o risco de problemas cardiovasculares (ataque cardíaco, derrame, ou outra doença cardíaca)
Em geral, a melhor duração para adultos é de cerca de 20 minutos e não mais que 30 minutos. Dormir por 20 minutos permite que tenha um pouco de sono leve para aumentar o estado de alerta sem entrar em sono profundo. Acordar de um sono profundo pode causar confusão, tontura e, na verdade, piorar a sonolência.
Por isso não se esqueça de colocar um alarme para o acordar atempadamente.
A que altura deve ser realizada?
Os especialistas geralmente recomendam que os adultos façam a sua sesta oito ou mais horas antes de dormir. Para a maioria das pessoas, isso significa antes das 15h. Fazer uma sesta mais tarde pode contribuir para problemas de sono noturno.
Procure realizar num sitio tranquilo onde não vá ser interrompido de repente.
Hoje em dia já existem escritórios que criaram espaços próprios para os trabalhadores descansarem um pouco, uma vez que depois conseguem ser mais eficazes nas suas funções. No entanto ainda são poucos os que têm essa preocupação.
Se trabalhar em casa, pode optar pelo quarto, caso contrário use uma máscara de proteção de olhos e tampões.
Devo procurar um médico em que situação?
Se você está com problemas para dormir o suficiente à noite e está a compensar regularmente com pequenas sestas, consulte-nos. Pois podemos ajudar a verificar possíveis distúrbios do sono que contribuem para um sono de má qualidade e identificar estratégias para melhorar sua higiene de sono.
Fazer sestas excessivamente pode também ser um sintoma de um distúrbio de saúde mental, como ansiedade ou depressão – na nossa clinica temos uma equipa multidisciplinar com conhecimentos nessas àreas.
Adormecer inesperadamente ou em horários indesejados é diferente de dormir uma sesta e pode ser um sinal de uma condição subjacente, como sonolência diurna excessiva ou narcolepsia.
Se acha que não consegue ficar acordado durante o horário normal do dia e está a ser limitativo para si.
Procure a nossa equipa.
Fonte: Sleep Foundation