sindrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas é uma condição neurológica que causa uma sensação desagradável nas pernas, com uma vontade irresistível de movê-las. Esta sensação pode ser descrita como formigueiro, fisgadas, ou uma sensação de que as pernas estão a mexerem-se. A sindrome das pernas inquietas é mais comum à noite, quando a pessoa está deitada, o que pode dificultar o sono. 


Ao não permitir que tenha uma noite descansada, a qualidade de vida de quem sofre desta patologia fica comprometida uma vez que podem desenvolver ansiedade, depressão ou patologias graves do sono, já que não conseguem descansar. 
É fundamental haver um tratamento atempado e o apoio dos familiares e do médico.

 

Quais são as causas do sindrome das pernas inquietas?

A causa do sindrome das pernas inquieta não é totalmente conhecida no entanto os fatores genéticos têm um peso considerável. Pois quem tem histórico familiar desta patologia é mais propenso a tambem vir a sofrer.
É importante sempre despistar algumas condições médicas:

  • Deficiência de ferro
  • Deficiência de vitamina B12
  • Insuficiência renal
  • Doença de Parkinson
  • Doença de Alzheimer
  • Doenças da tiroide
  • Gravidez
  • Uso de certos medicamentos

O papel do sistema dopaminérgico, responsável pela regulação do movimento, também é explorado na pesquisa sobre o sindrome das pernas inquietas. 
Alterações neste sistema podem desencadear os sintomas característicos do problema. E o stress com a falta de descanso podem agravar os sintomas em algumas pessoas.

COnsulte um somnologista 

 

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é feito com base nos sintomas relatados pelo paciente. O médico também pode realizar um exame físico e solicitar exames laboratoriais para descartar outras possíveis causas dos sintomas. Contudo é fundamental a realização de uma polissonografia para o diagnóstico, quantificação e comprovação da síndrome

Tratamento:

Não existe cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e fazerem com que o paciente volte a ter qualidade de vida.
Os tratamentos mais comuns incluem:

  • Mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios regulares, evitar cafeína e álcool, e manter uma rotina regular de sono
  • Medicamentos, como agonistas da dopamina, que ajudam a regular os níveis de dopamina no cérebro
  • Tratamentos como terapia cognitiva comportamental

Em casos mais graves, o médico pode prescrever medicamentos, para ajudar a controlar os sintomas. No entanto, é essencial equilibrar os benefícios do tratamento com os possíveis efeitos colaterais, e a abordagem terapêutica deve ser personalizada para atender às necessidades específicas de cada paciente.

    A síndrome das pernas inquietas é uma condição que pode afetar a qualidade de vida das pessoas que a sofrem. Existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a controlar os sintomas, mas é importante consultar um médico para obter o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado.

    Poderá visitar-nos em Aveiro.
    Neuromente – Av. da Força Aérea Portuguesa nº 58, Aveiro.

    Na neuromente temos também disponíveis exames noutras especialidades.
    Saiba mais sobre outros exames.

    neuromente aveiro
    Artigos
    Bruxismo

    Bruxismo

    O bruxismo é uma condição comum que afeta muitas pessoas, mas pode passar despercebida ou ser subestimada.Na Clínica Neuromente, especializada em saúde do sono, entendemos a importância de tratar o bruxismo de forma eficaz, uma vez que pode afetar significativamente a...

    Disturbios do sono nas crianças

    Síndrome das pernas inquietasOs problemas de sono das crianças, são muito comuns, embora algumas destas patologias podem desaparecer à medida que a criança cresce e se desenvolve. Por outro lado, se os problemas persistirem, podem ser um sinal de distúrbio do sono....

    Clínica do Sono

    Clínica do Sono

    Clinica do SonoNuma clinica do sono encontrará especialistas especializados no diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados com o sono. Neste tipo de clínicas do sono avaliamos e abordamos uma variedade de problemas que afetam a qualidade do sono dos pacientes...

    Abrir
    1
    Olá! Podemos ajudar?
    Olá! Podemos ajudar?